sábado, 14 de fevereiro de 2009

Projeto Tamar - Salvador BA

O Projeto TAMAR trata da preservação das tartarugas marinhas. Talvez seja um dos projetos de preservação animal mais importante do país.
No estado da Bahia a partir da praia de Itapuã em Salvador Ba, os territórios são demarcados a cada 5km. Diariamente os coletores contratados partem as 4 horas da manhã para percorrer os territórios em busca de ninhos de tartarugas para coletarem os ovos. Os ovos são encaminhados para as bases (Praia do Forte, ou Arembepe na Bahia) onde são enterrados até a eclosão, quando os filhotes são devolvidos a natureza.
A população já está tão consciente que ajuda a proteger tanto as desovas quanto as tartarugas adultas. Em nossa viagem já encontramos diversas tartarugas ao longo do litoral e no Morro de São Paulo tomamos banho de praia ao lado de diversas tartarugas.
Tivemos a oportunidade de acompanhar um dos coletores (Inho) que cuida do território do Farol de Itapuã até a Praia do Flamengo.
O duro foi acordar as 4 da manhã ainda escuro e acompanhar os passos rápidos do Inho na areia grossa, mas a aventura compensou. Encontramos rastros de tartaruga que não desovou e encontramos um ninho com 191 ovos. Abaixo fotos do evento.
O rastro da tartaruga, na esquerda a subida para a praia e a direita a descida após a desova.
Morador acompanha Inho detectando o ninho, observado também pelo cão Bigode.

Encontrando o ninho

Os primeiros ovos
a caixa de isopor quase cheia
Os ovos no ninho

Foram 191 ovos, uma caixa de isopor cheia


Inho e seu trabalho
Observem que o ninho foi feito num local bastante povoado. As barracas de praia cada vez mais
tomam o lugar da natureza. A caixa com identificação do local da coleta é colocada em casinhas do Projeto. O coletor informa a quantidade e o local da coleta e o Projeto vem apanhar os ovos que são novamente enterrrados nas áreas adequadas

6 comentários:

  1. Belo trabalho. Mas se o projeto "tá mar", precisamos ajudá-los...

    ResponderExcluir
  2. Hummmmm o humor do Renato está cada vez mais apurado, não?
    E se vocês estão no Projeto Tamar, estão bem pertinho do meu paraíso... Guarajuba!!
    E eu aqui, morrendo de vontade de ir na próxima semana e sem saber até este momento se vou conseguir.
    Então, por via das dúvidas, aproveite de um tudo aí por mim. Se eu chegar, ajudo vocês ja cajurosca, senão vocês ficam obrigados a cada um tomar uma por mim, ok?
    Muitos beijos, ótimo passeio e aproveitem o carnaval!

    ResponderExcluir
  3. Maravilha este projeto Tamar. Nós como administradores temos que encontrar uma maneira de permitir que os negócios continuem a crescer, mas respeitando a natureza. Ontem assisti no Jornal Nacional as toneladas de lixo que despejamos em nossos oceanos. Precisamos conciliar urgentemente o desenvolvimento com a preservação da natureza, o planeta já não suporta tamanha pressão.

    ResponderExcluir
  4. E eu, apuradíssimo ☺, estava com tudo planejado. Mas, devido a um convite profissional que não posso recusar, vou precisar passar mais um tempo sem ver meus queridos amigos. Embora o convite tenha sido recém feito, é um afago no ego tão grande que não pude (quis) recusar. Depois comto com mais detalhes, mas assim que estabelecermos uma agenda (nós que recebemos esse convite) vou entrar em contato para ir encontrá-los.
    E arrastamos a Cris para a cajurosca, e acho que teremos de apresentar a ela os utensílios de cozinha (lembram-se do fondue?).

    Saudades.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o texto e as fotos sobre a Praia do Forte e projeto tamar.

    ResponderExcluir
  6. O projeto e os colaboradores estão todos de parabéns...gostaria de estar mais próximo do projeto, visitar alumas tartarugas,..só tive esse prazer quando ainda estava em São Paulo, aqui na Bahia, onde moro, não ouço incentivos sobre o projeto..mas eu faço minha parte, adquiro produtos da loja virtual e tal,..mas ainda não é o bastante..vou procurar em Salvador o projeto !
    Beijinhos e admiração pelo projeto,.. 8P

    ResponderExcluir